sexta-feira, 28 de abril de 2017

Cine'Eco | Sessão 6


Sexta-feira, 28 de Abril, 21h00 > Cine Solmar
CIN`ECO Extensão 2016 - Sessão 6
ENTRADA LIVRE
______________________________________________________

PODER HUMANO de Ephraim Broschkowski
Alemanha, 2015, 4 minutos

Os homens estão poluindo a atmosfera e o meio ambiente, estão degradando os solos, cortando as florestas e a vegetação: a humanidade tornou-se uma força na formação dos ecosistemas, mas até agora não fez o melhor uso desse poder. Regras definidas pela WBGU mostram como o é possível o desenvolvimento global, sem comprometer os sistemas de suporte da vida.

+


SVAL&BARD-10 REGRAS PARA SOBREVIVER NO ÁRTICO de Daniele Di Domenico

Itália/Noruega, 2016, 18 minutos

Este filme é composto por dez inovadoras curtas-metragens de animação (1'-2 'cada), para explicar aos visitantes da Ilha Svalbard as regras que devem respeitar, para manterem-se seguros e para preservar este ambiente frágil.

+

AS SAGAS DO USTYURT. O DIREITO À VIDA de Lyudmila Garmash
Uzbequistão, 2016, 27 minutos

Este filme mostra como as pessoas viveram durante centenas de anos lado a lado com saigas (uma espécie de antílope) do planalto Ustyurt, até que recentemente, o desenvolvimento económico da região começou a ter um impacto negativo na sua vida selvagem. No entanto, há esperança, em 'Saigachy', um território de 7352 km de reserva, dos quais 3456 km é uma área protegida. A reserva foi desenvolvida em conjunto com o SCA para proteger os saigas, enquanto que a introdução de energias renováveis e alternativas na região, oferece à população local emprego, formação e educação.

+

100 ANOS DE URGEIRIÇA de James Ramsay Cameron
Portugal/UK, 2016, 55 minutos
PRÉMIO LUSOFONIA / PANORAMA REGIONAL

"Cem Anos de Urgeiriça", é a história de uma das minas de urânio mais antigas do mundo, as Minas da Urgeiriça no norte de Portugal.O filme mostra como o mineral afetou as pessoas que trabalharam com ele e a comunidade em geral.
A mina foi formalmente registada em 1915 e produziu o rádio que contribuiu para os esforços de Marie Curie para descobrir a cura do câncro. Em plena Segunda Guerra Mundial o urânio era vendido ao governos britânico que passou a controlar a mina de 1945-62, para produção de combustível nuclear para as suas bombas atómicas e atraindo a atenção de espiões soviéticos. Com a esquerda britânica, o ditador Salazar usou as minas como foco das suas ambições de construir um Portugal de poder nuclear. Após a Revolução de 25 de Abril de 1974 a mina foi forçado a tornar-se economicamente auto-suficiente e encontrou um cliente em Saddam Hussein.
O filme conta a história através de raras imagens de arquivo e as vozes daqueles que viveram e trabalharam na Urgeiriça.

Sem comentários:

Enviar um comentário